Logo DZ2 Brasil
Ir para o conteúdo
TV para sua empresa: 4K ou 8K?
DZ2 Brasil
Publicado por Michel Didier em Produção de Vídeo · 4 Agosto 2022
A Samsung e a LG anunciaram na IFA 2019 a disponibilidade futura de novas TVs UHD 8K , além de suas TVs UHD 4K . Mas o que é 8K e realmente precisamos dele?
O que é 8K?
8K consegue 4K, que conseguiu HD 1080p. 8K significa 8000 pixels horizontais para compor a imagem, que em comparação com o formato 16: 9 das televisões corresponde a aproximadamente 4300 pixels verticais. Assim, uma imagem de 8K pode incluir até 33 megapixels, 4 vezes mais que 4K e 16 vezes mais que 1080p HD.
TVs compatíveis com 4K e HD de 8K?
Sim, as novas TVs 8K da Samsung (Samsung QLED QE65Q900R, QE75Q900R e QE85Q900R foram anunciadas) e a LG são compatíveis com versões anteriores com formatos de definição mais baixa. O painel de 8K incorpora mais pixels e reduz as lacunas entre eles, no mesmo tamanho de TV 4K.

UM PROGRAMA EM HD OU 4K GANHA ASSIM DENSIDADE E INTELIGIBILIDADE EM UMA TELEVISÃO DE 8K.
Inteligência artificial para aumento de escala de 8K
A IA está em ascensão. Integrada ao SoC de smartphones de última geração para melhorar as fotografias, detectando o tipo de assunto ou cena fotografada, a inteligência artificial é usada pela Samsung em seus novos televisores 8K. Aqui, trata-se de escalar conteúdo SD, HD e UHD 4K para resolução de 8K. O processador gráfico com AI compara os parâmetros da imagem a ser exibida com os de um banco de dados de várias dezenas de milhares de tipos de imagens. Quando encontra uma correspondência em seu banco de dados, aplica o melhor algoritmo de dimensionamento possível. Tudo isso em tempo real.

Existe conteúdo 8K?
Simplificando: não. Certamente, a televisão japonesa da NHK anunciou que transmitirá programas de 8K este ano e certamente os Jogos Olímpicos de 2020, mas para a França e para o resto do mundo, não há conteúdo de 8K convencional. ". Entenda que não há filmes ou séries de TV 8K. Além disso, apenas recentemente, os estúdios de cinema começaram a filmar com câmeras de 6,5 K, com pós-produção em 4K para discos Blu-ray 4K, bem como em certos sites de VOD (NetFlix e Amazon Prime em mente).

Quando podemos esperar conteúdo de 8K?
Podemos razoavelmente estimar que determinados canais de televisão transmitirão em canais de demonstração por satélite, no final de 2018 e a partir de 2019, com certeza. Na frança? Não é garantido. Provavelmente, é no Youtube que encontraremos vídeos de 8K, novamente para demonstração. Para filmes de cinema e séries de TV, será necessário aguardar até que o setor esteja equipado com câmeras adequadas e equipamento de pós-produção de 8K.
NO ENTANTO, A DIGITALIZAÇÃO DE FILMES EM FILME PODE SER FEITA COM SCANNERS 8K E PODERÍAMOS DESFRUTAR DE FILMES ANTIGOS COM QUALIDADE IMPRESSIONANTE.
Quanto aos nossos smartphones, os modelos mais eficientes agora capturam vídeos em 4K, às vezes a 60 quadros / s, o que melhora muito a definição durante os movimentos. Atualmente, a gravação em 8K não está prevista.

Os filmes 8K serão HDR?
Parecida com Blu-rays UHD 4K , a imagem HDR nem sempre é unânime. Não é impossível que essa tecnologia de aprimoramento da faixa dinâmica não seja mais usada sistematicamente. Estamos apenas tentando adivinhar, mas os metadados HDR envolvem código de cores avançado que requer muitos dados para cada pixel.
COMO O 8K INCLUI MAIS DE 30 MILHÕES, NÃO SE DIZ QUE A IMAGEM DO 8K SEJA HDR PORQUE O ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO NECESSÁRIO SERIA GIGANTESCO.

Os primeiros televisores 8K são sustentáveis?
Lembre-se de que as primeiras TVs 4K não podiam exibir mais de 30 quadros / segundo com colorimetria limitada. Para aproveitar as taxas de quadros mais altas e o techno HDR, tivemos que esperar por uma segunda geração de TVs com controlador HDMI 2.0. É o mesmo com as TVs 8K. No entanto, a caixa eletrônica de alguns modelos pode ser substituída por uma nova, com um controlador HDMI 2.1.

O que mudará 8K?
O tamanho de nossas TVs provavelmente. A diagonal de 65 "deve se estabelecer como padrão e mínimo nos próximos anos, e não será incomum encontrar TVs de 100" em nossas salas de estar. De fato, a alta precisão das telas permite uma menor distância de visualização. Em suma, maior imersão na imagem.

Onde entra a produtora de vídeo nesta nova tecnologia?
A DZ2 Brasil está se preparando e acompanhando o mercado e as tecnologias 8K. Como somos focados em produção de vídeo para empresas, queremos estar na frente para produzir vídeos corporativos e 8K, para exibição em anfiteatros das empresas, feiras e exposições, e TVs Outdoor. Conte com a gente!



0
Avaliações
GRUPO M2 BRASIL COMUNICAÇÃO
Vídeo Production Company

Centro Empresarial Costa Leste
Av. Pequeno Principe 1482 - Florianópolis - SC

Condomínio Conj. Comercial Paraíso
Av. Bernardino de Campos 98 - São Paulo - SP

Edifício JH Santos
Rua Ramiro Barcelos 1017 - Santa Cruz do Sul - RS





Voltar para o conteúdo