Logo DZ2 Brasil
Ir para o conteúdo
Vídeo Corporativo - As 8 etapas principais para o sucesso
DZ2 Brasil
Publicado por Michel Didier em Produção de Vídeo · 8 Junho 2022
Vídeo corporativo: as 8 etapas principais para o sucesso

O vídeo se tornou, no espaço de alguns anos, o tipo de conteúdo mais consumido na internet. Esteja ciente de que, a partir de 2020, representará quase 85% do tráfego global da Internet. Você entendeu, não é mais possível perder quando você deseja se comunicar sobre sua atividade. Mas ainda mais, porque a concorrência é dura, é preciso ser contundente e destilar sua mensagem com grande domínio (realmente). No entanto, criar um vídeo corporativo que atenda aos objetivos estabelecidos é muito mais complexo do que se pode imaginar. Ouvimos frequentemente que o simples fato de oferecer um vídeo publicitário explodirá as vendas. Infelizmente, na vida real, isso não acontece exatamente assim.

Hoje, muitas pessoas estão embarcando na criação de conteúdo de vídeo para vender seus produtos ou serviços. Você pode ter tentado você mesmo. No entanto, suas vendas não estão se movendo. As razões são inúmeras: você definiu mal seus objetivos, seus clientes em potencial não se reconheceram em sua mensagem, seu vídeo foi muito longo ou não contou nenhuma história ... Em suma, existem várias razões que explicam essa falha.

Não vamos ensinar nada a você, a escolha da sua produtora de vídeos continua sendo essencial para o sucesso do seu vídeo corporativo . Você deve trabalhar em 8 etapas principais para garantir a criação de conteúdo que será visto, apreciado e que transformará suas vendas.

As principais etapas na produção de um bom vídeo corporativo são :

Definição de necessidades - briefing
Reflexão sobre caminhos criativos
Planejamento de tarefas
A escolha dos lugares (localização)
A produção das animações
Pós-produção
Sem mais delongas, vamos ao cerne da questão.

1 - Definição de necessidades

Sem dúvida, o passo mais importante e mais longo do processo. É aqui que você define os meandros da sua mensagem.

Para isso, seu vídeo deve atender a uma regra simples: as perguntas chave.

O que: sobre o que o vídeo deve falar?
Quem: com quem eu falo para alcançar as pessoas certas?
Onde: Onde a ação deve ocorrer?
Quando: quando meu vídeo deve acontecer?
Como: Como?
Quanto: qual é o meu orçamento? Quais são os meus recursos?
Por que: qual é o objetivo principal do meu vídeo corporativo?

Isso permitirá que você seja eficaz desde o início e defina a questão do vídeo e sua utilidade . Pretende se comunicar internamente? Promova seus produtos e serviços para seus clientes em potencial? Ou melhorar a imagem da sua marca ou a marca do seu empregador?

Depois que essas perguntas iniciais forem resolvidas, você deve esclarecer com a sua produtora de serviços audiovisuais:

Suas expectativas  : que mensagem, primária e secundária, você deseja transmitir ao seu público, mas também em que tom? Você deseja destacar seu produto e suas vantagens (mensagem principal), mas também mostrar que você é uma empresa jovem, dinâmica e inovadora (mensagem secundária). A chave é como. Nós damos a você em mil: você tem que contar uma história. Vamos dar uma olhada na marca da Apple. Podemos amar ou odiar os negócios, é claro que, quando eles produzem um vídeo publicitário, eles sempre adotam uma narrativa que nos leva aonde eles querem. É isso que você deve oferecer aos seus clientes acima de tudo: uma jornada em seu universo.

Seus requisitos  : quais mensagens ou elementos visuais devem aparecer absolutamente no vídeo. Seu produto tem uma característica única? Você tem que jogar nele. Você é a pessoa que conhece melhor o seu produto. Se isso lhe parecer óbvio, nem sempre é assim para a empresa de produção com a qual trabalha.

Suas proibições : parte das premissas que você não deseja revelar (se as filmagens ocorrerem na sua empresa), certas mensagens que você prefere evitar por medo de ofender seus clientes ou até mesmo que você queira que sua marca apareça no vídeo. Fornecer esse tipo de informação desde o início ajuda a evitar desperdiçar muito tempo.
É também nesta fase que você define com sua agência de produção audiovisual diferentes pontos como: Os modos de exploração do filme, quem são as pessoas e os lugares previstos, o tipo de música etc.

Tantas perguntas que é essencial fazer a si mesmo antes de pensar em criar um vídeo publicitário ou um vídeo de apresentação. Quanto mais claros e precisos forem seus objetivos, mais eficaz será sua mensagem. Nada é mais complicado para uma agência de produção audiovisual do que ter carta branca, porque você nunca terá certeza de que suas idéias se reúnem.

2 - Reflexão sobre caminhos criativos

Depois que todas as necessidades tiverem sido definidas com a equipe de produção audiovisual, você poderá se lançar nas trilhas criativas.

Dê a si e ao seu provedor de serviços tempo para imaginar seu novo vídeo corporativo. Hoje, seus clientes querem sonhar. Eles não aceitam mais conteúdo fácil e anúncios clássicos que vendem um produto ou promoção.

Para se destacar, você precisa trazer um toque de criatividade e narrativa. O que seus clientes querem ouvir é a sua mensagem, o que você traz, não as características técnicas do seu novo produto.

Lembre-se dos anos 2000 e nossos MP3 players. A mensagem encontrada nos vários anúncios divulgou a capacidade de armazenamento. Quem poderia realmente dizer quanta música você pode armazenar com 1Gb? Ninguém. E agora lembre-se da chegada de Steve Jobs com o iPod em 2001, foi vendido com a seguinte mensagem "1.000 músicas no seu bolso". Vemos claramente a vantagem de comprar esse produto, certo? Nós realmente sabemos o que estamos comprando.

Todo esse processo requer muito pensamento, não o negligencie. De acordo com o orçamento disponibilizado à sua agência de produção audiovisual, isso permite a elaboração de um cenário viável e em relação aos seus objetivos iniciais.

3 - Planejamento de tarefas

Uma vez validados os eixos criativos e com necessidade de desempenho e produtividade, todas as tarefas para a criação do seu vídeo corporativo devem ser planejadas.

Você precisa se comunicar sobre seus produtos em menos de um mês? Deseja aproveitar um período propício à venda do seu produto e contar com a potência do seu vídeo publicitário? Informe sua agência de produção audiovisual.

Criar um bom vídeo leva tempo. No entanto, é necessário definir um prazo, pois você e sua produtora têm missões secundárias diferentes para realizar. Portanto, é importante conhecer a disponibilidade de:

O local da filmagem (especialmente se for o seu local)
Atores
Equipe de produção
Etc.
Isso permitirá que você se organize e chegue a um acordo sobre as diferentes datas importantes. Isso otimizará a criação do seu vídeo corporativo.

4 - A escolha dos lugares (a localização)

A localização é uma etapa crucial na criação de um vídeo corporativo (ou em qualquer outro filme). Se você chegou até aqui, normalmente deve se concentrar no seu script. Isso permitirá que você tenha uma idéia precisa do tipo de local necessário.

É sua produtora que é responsável por encontrar o local ideal. Dependendo das restrições, essa tarefa pode ser mais ou menos delicada.

Você pode decidir gravar o vídeo em suas próprias instalações, por vários motivos:

Ofereça a seus clientes uma certa proximidade
Reforce sua autenticidade
Mostre facilmente o uso de seus produtos (dependendo do setor)
Etc.
Ao escolher esta solução, você evita algumas restrições. No entanto, o script pode levá-lo a filmar em vários locais ao ar livre. Portanto, é imperativo garantir que:

As instalações são facilmente acessíveis e sem grandes restrições
O espaço disponível é grande o suficiente para acomodar todo o equipamento e a equipe de filmagem
As instalações são seguras
Etc.
A lista de restrições poderia ter sido muito mais longa. Encontrar o local ideal correspondente às suas necessidades continua sendo um processo difícil. Portanto, não hesite em apoiar a equipe de produção, fornecendo sua opinião sobre as opções que elas oferecem.

5 - Escrevendo o storyboard

O objetivo de um storyboard é transformar o cenário do seu vídeo corporativo em diferentes desenhos. Permitindo localizar os planos imaginados pela empresa de produção audiovisual, permite ter uma primeira idéia geral do que dará o resultado final em:

O enquadramento
O layout dos players, dos seus produtos
Os elementos de decoração escolhidos
O curso do vídeo global
A aparência do texto adicionado na pós-produção
Em teoria, uma boa agência de produção audiovisual mantém-se atualizada sobre as tendências para produzir um vídeo poderoso. No entanto, esse documento permite que seu provedor de serviços garanta que suas escolhas sejam adequadas a você, tanto na mensagem quanto no formulário.

Isso também lhe dá a oportunidade, se necessário, de fornecer seus primeiros comentários se você não estiver totalmente satisfeito com a direção escolhida pelo diretor. Certifique-se de que cada plano atenda às suas necessidades iniciais.

Tenha cuidado, no entanto, a forma do storyboard pode variar de um projeto para outro. Isso depende, em particular, do contexto do projeto, dos recursos alocados para seu desenho e das habilidades do diretor.

6 - O tiroteio

A fase de filmagem permitirá finalmente que você imagine o fruto de todas as suas reflexões . Se nenhuma das etapas anteriores tiver sido ignorada, você e a equipe de produção audiovisual não encontrarão nenhum problema grave.

Todas as necessidades também serão definidas a montante:

Equipamento (câmera, tiro de rastreamento, guindaste, drone, etc.)
Os atores
A equipe de profissionais (diretor, operador de câmera, engenheiro de som, supervisor de efeitos especiais etc.) (dependendo das necessidades do vídeo, uma a duas pessoas podem desempenhar essas funções)
Etc.
Finalmente, agora é onde você deixa seu provedor garantir a parte da criação. Enquanto lhe dá sua confiança (essencial para o sucesso do seu projeto), não hesite, se sua disponibilidade permitir, estar presente durante as filmagens. Isso fornece algum conforto à equipe de produção que pode precisar de você (especialmente se o vídeo for filmado em suas instalações).

Para um vídeo corporativo, esse estágio geralmente requer 1 a 3 dias de filmagem.

7 - Pós-produção

Esta fase após a conclusão pode ser semelhante ao toque final, ou a cereja no topo do bolo. A pós-produção possui várias etapas para concluir o visual do seu vídeo:

Selecione planos satisfatórios
Edição de vídeo
Cuide da parte do som (gravação e gravação de uma narração, mixagem, design de som)
Produção e integração de efeitos visuais 2D ou 3D (seu produto, elementos da decoração adicionados, etc.)
Calibração de imagem (correção de cores que ajusta o tom da cor e fornece uma imagem mais "visual")
A força de uma boa preparação permite grande eficiência na pós-produção. É necessário que a equipe criativa dedique um tempo e chegue a um resultado que se conclua com suas expectativas. Cada uma das partes listadas acima requer atenção especial.

É aqui que seu vídeo corporativo terá toda a consistência. Portanto, será necessário garantir que o resultado final corresponda ao que você imaginou. No entanto, não feche a porta a nenhuma proposta externa da sua agência audiovisual, o objetivo deles é torná-lo bem-sucedido, não se esqueça. Portanto, é necessário manter um relacionamento de confiança e trabalhar juntos em todas as etapas do projeto de vídeo. Graças ao monitoramento de práticas, uma ideia que você pode achar ruim a princípio pode ser muito interessante.

8 - Divulgação

Nós estamos lá. Seu vídeo está finalmente pronto. E, a menos que se destine ao uso interno, ele terá que se beneficiar de uma promoção cuidadosa. (Não, não será suficiente colocá-lo no YouTube para transformar seus clientes em potencial em clientes).

Obviamente, seu vídeo respeita os seguintes aspectos:

Ele conta uma história
Ele não fala exclusivamente das características técnicas do seu produto, mas do que o seu produto trará para o seu cliente: a solução para o problema dele.
Respeita um formato dinâmico e rápido (geralmente entre 1 a 3 minutos)
Se o seu vídeo não atender a esses critérios, destacar-se da concorrência será mais complicado do que o esperado.

Quando estiver pronto, verifique se sua mensagem é vista pelo maior número possível de pessoas segmentadas , comunicando-se pelo vídeo:

Ao colocá-lo em um local estratégico no seu site
Usando suas diferentes redes sociais (cada uma com suas próprias especificidades, prepare bem sua mensagem)
Ao integrá-lo a uma estratégia de email
Otimizando sua referência em todas as suas plataformas
Nunca esqueça que apenas criar um vídeo não é mais suficiente. Você deve compartilhá-lo para realmente se beneficiar de um retorno significativo do investimento. (E é isso que você está procurando, não é?)

Agora você conhece todas as etapas cruciais de um bom projeto de vídeo. Para qualquer dúvida adicional, entre em contato conosco.


0
Avaliações
GRUPO M2 BRASIL COMUNICAÇÃO
Vídeo Production Company

Centro Empresarial Costa Leste
Av. Pequeno Principe 1482 - Florianópolis - SC

Condomínio Conj. Comercial Paraíso
Av. Bernardino de Campos 98 - São Paulo - SP

Edifício JH Santos
Rua Ramiro Barcelos 1017 - Santa Cruz do Sul - RS





Voltar para o conteúdo